Edição nº 117
O caminho do tiro com o arco | Tiros certeiros
De uma mãe para a sua filha
No mundo inteiro, não há ninguém como eu. Sou dona de meu corpo, meus pensamentos, minhas idéias. Pertencem a mim as imagens que meus olhos contemplam, e eu as escolhi. Possuo minhas próprias fantasias, meus sonhos, esperanças e medos. E já que sou dona de mim, preciso me conhecer intimamente. Há aspectos de mim que me confundem, outros que não conheço. Mas, esteja ou não de acordo com tudo que sou, isto é autêntico, e representa o que vivo neste momento.
De um bispo anglicano
Quando eu era jovem e livre, sonhava em mudar o mundo. Na maturidade, descobri que o mundo não mudaria - então resolvi transformar meu país. Depois de algum esforço, terminei por entender que isto também era impossível. No final de meus anos, procurei mudar minha família, mas eles continuaram a ser como eram.
Agora, no leito de morte, descubro que minha missão era mudar a mim mesmo. Se tivesse feito isto, eu seria capaz de transformar minha família. Então, com um pouco de sorte, esta mudança afetaria meu país e - quem sabe - o mundo inteiro.
Midrach Rabba sobre o Eclesiastes
Quando o homem vem ao mundo, suas mãos estão sempre fechadas como se quisesse dizer: ele é meu, e conseguirei dominá-lo.
Quando o homem parte do mundo, suas mãos estão sempre abertas como se quisesse dizer: não tenho nada em meu poder.Tudo que posso levar são minhas lembranças, tudo que posso deixar são meus exemplos.
Kahlil Gibran para Mary Haskell
Nós dois estamos procurando tocar os limites da existência. Os grandes poetas do passado sempre se entregavam à Vida. Eles não procuravam uma coisa determinada, nem tentavam desvendar segredos: simplesmente permitiam que suas almas fossem arrebatadas pelas emoções.
Hoje, as pessoas estão sempre buscando segurança, e às vezes conseguem: mas a segurança é um fim em si, e a Vida não tem fim. Poetas não são aqueles que escrevem poesia, mas todos os que têm o coração cheio do espírito sagrado do Amor.
Epictetus para seus discípulos
Duas coisas podem acontecer quando nos encontramos com alguém: ou nos tornamos amigos, ou tentamos convencer esta pessoa a aceitar nossas convicções. O mesmo acontece quando a brasa encontra um outro pedaço de carvão: ou compartilha seu fogo com ele, ou é sufocada por seu tamanho, e termina se extinguindo.
Como geralmente somos inseguros num primeiro contacto, tentamos a indiferença, a arrogância, ou a excessiva humildade. O resultado é que deixamos de ser quem somos, e as coisas passam a se dirigir para um estranho mundo que não nos pertence.
Kandinsky para seus quadros
Pintar é uma arte. E a arte é um poder que deve ser dirigido para o crescimento da alma. Se a arte não realiza este trabalho, o abismo que nos separa de Deus permanece sem uma ponte.
O artista deve o seu talento a Deus, e precisa saldar este débito. Para isto, é necessário trabalhar duro, saber que é livre em sua arte, mas não em seu compromisso com a vida. Tudo o que sente e pensa é parte da matéria-prima com que irá melhorar a atmosfera espiritual a sua volta.
A beleza, seja na arte, seja em uma mulher, não pode ser vazia; precisa estar a serviço do homem e do mundo.