O escritor brasileiro Paulo Coelho nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou com diretor e autor de teatro, compositor, e jornalista.
     Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como ''Eu nasci há dez mil anos atrás'', ''Gita'', ''Al Capone'', entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.
     Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiencias em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
     Em 1982, editou ele mesmo seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, ''de má qualidade''.
     Em 1986, Paulo Coelho fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O diário de um mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletana das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O manual do guerreiro da luz (1997), e Veronika decide morrer (1998).
     Fez também a adaptção de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um profeta (Khalil Gibran).
     Paulo Coelho vendeu, até março 2001, um total de 32 milhões de exemplares, e, de acordo com a revista francesa especializada em literatura, "Lire", foi o segundo escritor mais vendido do mundo em 1998. Autor de um trabalho polêmico, tem críticos apaixonados - a favor em contra.
     O alquimista é um dos mais importantes fenomenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e vendeu, até o momento, 11 milhoes de exemplares.
     Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o premio Nobel Kenzaburo Oe e a cantora Madonna, que o considera seu livro favorito. Já foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Belgica, USA, Turquia, Itália, Suiça. Agora é tema de duas sinfonias (Italia e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien).
     Seu trabalho está traduzido para 45 linguas, e editado em 120 países. Paulo Coelho pertence ao Board do Instituto Shimon Peres, e é o Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergencias espirituais".

Principais prêmios e condecorações
   "Prix Lectrices d’Elle" (France ‘95)
   "Knight of Arts and Letters" (France ‘96)
   "Flaiano International Award" (Italy ‘96)
   "Super Grinzane Cavour Book Award" (Italy ‘96)
   "Golden Book" (Yugoslavia ‘95, ‘96, ’97, ‘98)
   Finalist for the "International IMPAC Literary Award" (Ireland, ‘97)
   "Comendador de Ordem do Rio Branco" (Brazil ‘98)
   "Crystal Award" World Economic Forum (‘99)
   "Golden Medal of Galicia" (Spain, ‘99)
   "Chevalier de L'Ordre national de la Legion d'honneur" (France 2000)
   "Crystal Mirror Award" (Poland 2000)

Destaques
   Os direitos de filmagem de O Alquimista foram adquiridos pela Warner Brothers, que está desenvolvendo o roteiro do filme.
   O Alquimista já foi elogiado por autores como o pr�mio Nobel de literatura Kenzaburo Oe, o pr�mio Nobel da Paz Shimon Peres, e foi considerado por Madonna e Julia Roberts como o livro favorito.
   The Graduate School of Business of the University of Chicago recomenda O Alquimista no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas da França, Italia, Portugal, Brasil, Taiwan, Estados Unidos, e Espanha, entre outros países.
   A edição ilustrada de O alquimista, feita pelo desenhista Moebius, já foi publicada em vários países.
   BMG Classics lançou o CD "A Sinfonia do Alquimista", pelo compositor Walter Taieb, inspirada no livro. Outros projetos incluem um musical no Japão, um peça clássima pelo italiano Irlando Danieli para o Scala de Milão, e peças de teatro no Brasil, Turquia, Yugoslavia, Croacia, Noruega, Polonia, Eslováquia, França.
   Paulo Coelho conseguiu ter tres títulos ao mesmo tempo nas listas de mais vendidos na França, Brasil, Polonia, Suiça, Austria, Argentina, Grecia, Croácia.
   Sua Santidade o Papa João Paulo II recebeu o autor no Vaticano, em 1998.
   O escritor italiano Umberto Eco elogiou Veronika decide morrer na revista alemã Focus.
   O Forum Economico Mundial distinguiu o autor com o seu premio mais importante, o Crystal Award. Paulo Coelho já foi convidado por três vezes consecutivas para participar da reunião do Forum, em Davos, Suiça.
   Paulo Coelho tem uma coluna semanal em O Globo, a Folha de Sao Paulo, e vários jornais brasileiros, além de jornais no Mexico, Argentina, Chile, Bolivia, e Polonia. Se voce desejar fazer um download grátis de 70 destas colunas, vá até a página correspondente.
   No mês de março 2000 o governo francês concedeu ao autor sua mais prestigiosa distinção, "Chevalier de L'Ordre national de la Legion d'honneur"