Edição nº 77

Celebramos hoje três anos de Guerreiro da Luz Online.
Mais de 50.000 assinantes até esta data!

Histórias do cotidiano

Histórias do cotidiano

A velha em Copacabana
     Ela estava no calçadão da Av. Atlântica, com um violão e uma placa escrita à mão: "Vamos cantar juntos".
     Começou a tocar sozinha. Depois chegou um bêbado, uma outra velhinha e começaram a cantar com ela. Daqui a pouco uma pequena multidão cantava e outra pequena multidão servia de platéia, batendo palmas no final de cada número.
     - "Por que faz isto?" Perguntei, entre uma música e outra.
     - "Para não ficar sozinha", disse ela. "Minha vida é muito solitária, como a vida de quase todos os velhos".
     Oxalá todos resolvessem seus problemas desta maneira.

O amigo em Sydney
     "Às vezes a gente se acostuma com o que vê nos filmes e termina esquecendo a verdadeira história", diz um amigo, enquanto olhamos juntos o porto de Sydney.
     - Lembra-se da cena mais marcante do filme "Os dez mandamentos? "
     - Claro que me lembro. Moisés - interpretado por Charlton Heston - em determinado momento levanta seu bastão, as águas se dividem, e o povo hebreu atravessa o mar a pé.
     - Na Bíblia é diferente, continua meu amigo. "Deus ordena a Moisés "diz aos filhos de Israel que marchem". E só depois que começam a andar é que Moisés levanta o bastão, e o Mar Vermelho se abre".
     "Só a coragem no caminho faz com que o caminho se manifeste".

A conferência em Chicago
     Uma escritora chinesa e eu nos preparávamos para falar em um encontro de livreiros americanos. A chinesa, extremamente nervosa, comentava comigo:
     - Falar em público já é difícil, imagine então ser obrigada a explicar seu livro usando um outro idioma!
     Pedi que parasse, ou também iria ficar nervoso, pois seu problema era igual ao meu. De repente virou-se para trás, sorriu, e me disse baixinho:
     - Tudo vai correr bem, não se preocupe. Não estamos sós: olha o nome da livraria da mulher sentada atrás de mim.
     No crachá da mulher estava escrito: "Livraria dos Anjos Reunidos". Tanto eu como ela conseguimos fazer uma excelente apresentação de nossos trabalhos, porque os anjos nos deram o sinal que estávamos esperando.

O que é a verdade
     No dia 30 de janeiro de 2001 eu li a seguinte notícia no jornal espanhol "La Vanguardia".
     "O que é a verdade? O presidente do tribunal, Josep Maria Pijuan, deveria averiguar qual das versões de estupro oferecidas pela vítima, a menina J., de 11 anos, era a mais próxima da realidade. Os advogados que assistiam ao interrogatório não acreditavam que ela conseguisse evitar as contradições em seu depoimento.
     "Em certo momento, o juiz fez uma pergunta de caráter quase filosófico: O que é a verdade? É aquilo que você imagina ou o que pediram para que contasse?"
     A menina parou por um minuto, mas logo em seguida respondeu:
     "A verdade é o mal que me fizeram".
     "O advogado Jufresa, jurista de reconhecido prestígio, disse que esta foi uma das definições mais brilhantes que escutou em toda a sua carreira."

 
Edição nº77